segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A biopolítica do totalitarismo moderno e a sociedade do consumo e do hedonismo de massa


Os homens modernos se encontram em condição de vida nua, onde voltam sua vida biológica e animal somente para a sociedade do consumo, já que passaram por uma despolitização consequente do sistema capitalista e suas engrenagens. Nessa sociedade do controle, Estado é morteado pela produção da vida dos indivíduos, configurando assim a Biopolítica. Entretanto, não são todos os indivíduos que por meio da Biopolítica tem suas vidas potencializadas.

O Estado totalitário molda-se dividindo os indivíduos entre produtores e consumidores, excluindo aqueles que não seguem essa lógica. Os primeiros são contemplados pelos mecanismos da Biopolítica, enquanto os últimos são ameaçados com a pior forma de punição, perdem direito a vida terrena e tornam-se insacrificáveis, tendo suas vidas colocadas em suspensão, o que faz valer a Teoria de Giorgio Agamben sobre o Homo Sacer. Essa figura arcaica passa a não possuir uma capacidade subjetiva, a não elaborar pensamentos e formar ideias.

O conceito Homo Sacer aplicado a Biopolítica seria uma metáfora que deixa claro que o controle exercido na multidão é tão abrangente que dá conta tanto do ir e vir das pessoas quanto da espiritualidade das mesmas, extraindo seu pensar. Nesse modelo social, o único pensamento que é validado é aquele que produz e consome, fazendo com que se desenvolva o Estado de Exceção, pois não são todos que beneficiados com a potencialização de sua vida.

No entanto, na Biopolítica do Totalitarismo Moderno, que perpetua esse pensamento hedônico, a exceção torna-se regra. A "Vida Nua" que se estruturou é responsável pela extração da capacidade política e cultural do homem, que unida a indústria cultural, que se apropria dos elementos que dão sentido ao mundo, e transformando esses elementos de consumo, formulam uma relação de liquidez e efemeridade generalizada.

A vida humana seria regida por duas forças: primeiro, Bios, que se trata da vida política, o aspecto cultural dela, que é particular do homem; e segundo, Zoé, que é a vida biológica do homem, o fato deste viver em comum a todos os seres. Ademais, também seria dividida em: trabalho (homo faber), em que se verifica a capacidade do homem em produzir o artefato humano marcado pela sua durabilidade (por exemplo, as obras de arte e os monumentos); labor (animal laborans), que está ligado ao lado biológico deste, e suas atividades de sobrevivência, como o consumo; e ação (homo politikós). Porém, no capitalismo se verificou, exclusivamente, o triunfo do homo laborans sobre os outros aspectos, e sem a reconstituição do homo faber e do homo politikós, não há vida política, ou seja, o homem perde seu aspecto Zoé.

Resta ao homem perceber que esta situação em que vive é reversível basta uma nova educação que não leve em conta apenas os métodos cartesianos, mas sim a consciência política e de classe.

Um comentário:

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